ambiental

CHÁCARA ALTERNATIVA

O projeto Chácara Alternativa, aprovado pela Lei de Incentivo Municipal de Rio Claro, tem como objetivo atender estudantes de escolas públicas da região, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A meta desse projeto é proporcionar visitas e roteiros pedagógicos para aproximadamente 3.800 crianças e adolescentes anualmente. Esses roteiros são repletos de conhecimento sobre abelhas sem ferrão, reaproveitamento de materiais descartados, aquaponia, peixes, plantas, árvores nativas, minhocário, plantas pancs e orquidário. Além disso, também ofereceremos uma oficina de mini-horta em recipientes reaproveitados.

O objetivo central do projeto é plantar a semente da responsabilidade ecológica nas crianças e jovens, incentivando o reuso de materiais, estimulando a criatividade e transformando-os em agentes multiplicadores desses ideais. Através das visitas e dos roteiros pedagógicos, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências educativas enriquecedoras, ampliando seu conhecimento sobre temas relacionados à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente.

Ao explorar assuntos como abelhas sem ferrão, reaproveitamento de materiais, aquaponia, peixes, plantas, árvores nativas, minhocário, plantas pancs e orquidário, o projeto Chácara Alternativa promove uma abordagem educacional abrangente, abordando aspectos científicos, culturais e ecológicos. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância das abelhas para a polinização, descobrir maneiras criativas de reutilizar materiais descartados, compreender os princípios da aquaponia e do cultivo de plantas, além de conhecer espécies nativas e se familiarizar com a preservação da flora e da fauna locais.

Por meio do projeto Chácara Alternativa, buscamos impactar positivamente as crianças e jovens, despertando neles uma consciência ecológica e incentivando a adoção de práticas sustentáveis em suas vidas cotidianas. Ao plantar a semente da responsabilidade ecológica e promover a criatividade, visamos formar indivíduos conscientes e engajados, capazes de se tornarem agentes multiplicadores desses ideais e contribuir para um futuro mais sustentável e equilibrado para nossa comunidade.