NOTÍCIAS

Estação do Bem ganhou bolsa da AmbevVoa para Participar do Fórum Interamericano em Belém do Pará.

A Estação do Bem de 2020 a 2022 participou do programa de formação de Gestão ofertado pela empresa AMBEV, o programa de voluntariado da empresa, permite que colaboradores em cargos de alta liderança, aplique o modelo de gestão da empresa e forme líderes sociais de organizações selecionadas pelo programa, que atendam aos requisitos e que a empresa acredita que são ONG´s que tem potencial de transformar comunidades.

A Estação do Bem, além de ser selecionada, foi aprovada pelo programa com pontuação de 80 pontos e adquiriu o selo de Gestão e Confiança AMBEV.  

Organização que queiram participar do Programa de Transformação Social da AMBEV, acessem o site: https://voa.ambev.com.br/

Em 2023 o programa da Ambev Voa, ampliou a atuação e selecionou ONG´s que conquistaram o Selo nos últimos anos para serem mentoras do programa com propósito de chegar em mais regiões do Brasil. A Estação do Bem é uma das selecionadas, além de ser escolhida a participar da FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) 2023 que ocorrerá em Belém do Pará.

O FIFE é o maior evento sobre Gestão do Terceiro Setor, serão 4 dias de 25/abr a 28 de abr, com palestras e debates sobre os principais temas que norteiam a gestão de OSCs, incluindo aspectos da legislação, contabilidade, comunicação e marketing, tecnologia, voluntariado, captação de recursos, administração, entre outros, com palestrantes nacionais e internacionais e os participantes de todo o país têm a oportunidade de aumentarem sua rede de parcerias.

Para se inscreverem e participar, acessem o site: https://www.filantropia.ong/fife

Publicado em 06 de abril de 2023.

Estação do Bem se torna Ponto de Cultura em Rio Claro/SP

Nos ultimos anos a a Estação do Bem vem se destacando na área cultural, em 2023 conquistou a certificação de Ponto de Cultura pelo governo federal nos termos da Lei nº 13.018, de 22 de julho de 2014 e da Instrução Normativa MinC nº 08, de 11 de maio de 2016 , e com isso aumenta as possilibidades de investimento em Cultura nas comunidades de atuação da instituição.

Inscrita no cadastro nacional e paulista da Cultura Viva o programa é de fundamental importancia para apoiar as iniciativas, coletivos e organizações culturais que utilizam a cultura para promover a transformação social de comunidades e favelas de nosso país.

Publicado em 06 de abril de 2023.

Estação do Bem conquista o Selo do Instituto Doar 2023

O Selo

O objetivo do Selo Doar (ou Selo PGT – Padrões em Gestão e Transparência) é garantir padrões verificáveis de qualidade na gestão e na transparência das organizações brasileiras.

Esse selo, além de nos conceder reconhecimento e confiabilidade, atesta a qualidade do trabalho desenvolvido pela Estação do Bem, de acordo com os critérios do Instituto Doar e baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

"O Selo Doar comprova o alinhamento a padrões internacionais de gestão e transparência.

Na prática, é mais do que um reconhecimento de todo trabalho realizado pela equipe, é também garantia de retorno de importante investimento social para os doadores."


Encontro de Mulheres - Outubro Rosa 2021

(Notícia de 03/11/2021) No último sábado (30/10/21), ocorreu na Estação do Bem um encontro de Mulheres, com a Palestrante Dra. Maria de Lourdes Leite de Almeida, fundadora e responsável pelo Projeto Irmãs de Peito.

Em um primeiro momento, foi tratado o tema "A saúde da Mulher" referente ao Outubro Rosa.

As participantes participaram de um delicioso café da manhã, e logo após tiveram o segundo momento, onde tratou-se o tema "Empreendedorismo Feminino e Fortalecimento da Mulher."

O evento foi bastante produtivo e houve uma participação positiva das mulheres presentes.

Depoimento da Elizabete, mãe de educandos da Estação do Bem: "Gente gostaria de agradecer a vocês pela manhã que proporcionaram pra nós no sábado, que carinho,  que acolhedor, sem esquecer da culinária ".



Clique aqui para ver mais fotos


Testagens de Covid-19 nas crianças e adolescentes da Estação do Bem

(Notícia de 21/09/2021) Foram realizadas nos dias 16 e 17 de setembro (2021), testagens de covid-19 nas crianças e adolescentes do projeto Estação do Bem, e dos moradores da comunidade que demonstraram interesse. Os testes foram disponibilizados a partir de articulação do vereador Moisés Marques com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural,. O mesmo entrou em contato com a instituição que aceitou disponibilizar o seu espaço para que fossem feitas as testagens. 

A testagem foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fica aqui nosso imenso agradecimento a todos os envolvidos, e nossa homenagem aos profissionais de saúde que desde o começo, se mantiveram na linha de frente desta pandemia.


Clique aqui para ver mais fotos


Educando Campeões Participa da "Copa Palmeiras Futsal Interior"

(Notícia de 13/09/2021) No último domingo (12/09/2021), nossa equipe Comandada pelo coordenador/treinador Leandro Rigo e o treinador responsável pela categoria Matheus Soares, conduziram a categoria SUB 08 do Educando Campeões, projeto de Esportes da Estação do Bem-Rio Claro/SP em parceria com a Secretaria de Esporte e Turismo de Rio Claro/SP, patrocinada pela Empresa Grupo Primos, a participar da Copa Palmeiras Futsal do Interior.

O Educando Campeões proporciona aos seus educandos uma aprendizagem global e parcial, com atividades coletivas e individualizadas, aprimorando o seu conhecimento técnico-tático. É notável os resultados dessa metodologia, pois fomos o time destaque com 20 gols e obtendo premiações individuais de Artilheiro ao Aluno Luis Fabiano Prando e Goleiros Destaques aos alunos Miguel dos Santos e Nycolas Buciolli, sagrando-se Campeões Regionais, ganhando a vaga para disputar a próxima fase do torneio que será realizada em São Paulo no Ginásio do Palmeiras o Allianz Parque.

Parabéns a todos envolvidos, e aos nossos Campeões, que deram o melhor de si e conquistaram mais um título

Confira o Placar:

Estação do Bem - 10 x 0 - Tigres de Poços de Caldas

Estação do Bem – 2 x 0 – E9 Academy Kids de Mogi Guaçu

Semifinal: Estação do Bem – 4 x 3 – CT Nando Grana de Indaiatuba

Final: Estação do Bem – 4 x 0 – Pupilos da Bola de Igaracu do Tietê.


Clique aqui para ver mais fotos


Trem do Bem uma Parceira do Projeto Educando Para o Futuro

(Notícia de 23/08/2021) A Rumo Logística a partir do projeto Trem do Bem, se tornou patrocinadora do projeto educacional Educando Para o Futuro que acontece na Estação do Bem. A Rumo se destaca por incentivar o voluntariado empresarial entre seus colaboradores, demonstrando assim, o seu compromisso com a responsabilidade social da empresa para com as comunidades ao seu redor. 

Atendimento prestado à aluno sobre Título de Eleitor e Alistamento Militar

(Notícia de 03/02/2021) Após aproximadamente um mês tentando fazer seu título de eleitor e alistamento militar, um dos alunos do projeto de Futebol/Futsal procurou o Coordenador de Esportes da EB, Leandro Rigo, para ser melhor orientado sobre o passo a passo das ações necessárias, pois os canais de comunicação que ele havia buscado, continham apenas informações confusas e que o fizeram ir em diversos locais sem resolver a sua situação. Em pouco menos de 30 minutos, a situação estava resolvida e os devidos encaminhamentos feitos.

Assim como o coordenador de esportes, os funcionários da Estação do Bem agem sempre com a iniciativa de auxiliar o próximo, prezando por um atendimento de qualidade e dando acesso a informações básicas e necessárias para a comunidade, que nem sempre é bem orientada sobre coisas primordiais, como por exemplo, conseguir emitir seus próprios documentos pessoais.

(Notícia de 05/03/2020) No dia 05 de março de 2020, a Estação do Bem foi aprovada para o programa VOA da AMBEV, sendo este, um programa de mentoria e capacitação em gestão para ONGs.

As organizações selecionadas recebem um curso de gestão composto por nove módulos: Sonho e Princípios; Estratégia e Tática; Gente e Gestão; Gestão da Rotina; Gestão de Orçamento; Comunicação e Relacionamento; Captação de Recursos e Governança; Solução de Problemas; Gestão de Projetos.

As organizações contam também com o apoio e mentoria de funcionários voluntários da Ambev que ajudam na implementação desses conteúdos na gestão e dia-a-dia das organizações.

Após feitas as aulas, foi criado o Canvas e iniciado o projeto Emancipando Gerações, visando trabalhar o aprimoramento escolar de jovens e adultos da comunidade que não terminaram seus estudos, e incentivá-los a egressar ao EJA/ENCEJA. Todo o processo é acompanhado por duas mentoras da Ambev, que auxiliam na elaboração do processo para criação e efetivação do projeto.


Terreno Concedido à Estação do Bem – Lei Municipal Nº5.341

(Notícia de 16/10/2019) No dia 15/10/2019, a lei municipal Nº5.341 autorizou o poder executivo a conceder direito real de uso de áreas de propriedade do município de Rio Claro à Estação do Bem.

Foi estabelecido o prazo de 20 (vinte) anos para a concessão autorizada, prorrogando este período se no vencimento, substituírem os motivos que lhe deram origem e assim sucessivamente, de 20 em 20 anos.

As áreas autorizadas ao uso da Estação do Bem destinam-se à construção de unidade da entidade assistencial, a qual deverá ser utilizada exclusivamente para a realização das atividades sociais, culturais, desportivas e filantrópicas, constantes do artigo 5º do nosso Estatuto.

Até que o espaço seja construído e montado, a sede da Estação do Bem segue no endereço: Rua 23NR, Nº162 no Jardim Nova Rio Claro.

A área do terreno concedido fica entre as avenidas 3JP e 5JP, frente com a rua 14JP.

 


Expansão dos Espaços da Estação do Bem

(Notícia de 21/09/2020) A Estação do Bem vem crescendo cada vez mais, e seu espaço físico não seria diferente. Para que pudéssemos atender mais pessoas em nossas atividades educativas, culturais e esportivas, conquistamos um novo espaço nomeado de Polo 2.

Situado próximo à Sede, o Polo 2 se localiza na Rua 20NR, Nº108 no Jardim Nova Rio Claro.

O terreno possui quadra, área aberta e coberta para realização de gincanas e atividades, acomodando várias pessoas mesmo que estejam realizando atividades diferentes.

A Expansão também ocorreu na Filial, Paletes Da Estação, que agora também possui espaço perto da Sede, localizando-se na Rua 20NR, Nº29 no Jardim Nova Rio Claro.

Todos esses crescimentos têm como objetivo atender melhor a população e oferecer um serviço de maior qualidade, prezando sempre pela inclusão de todos, e dando espaço para que a comunidade se sinta acolhida e tenha sentimento de pertença.

 

VEJA MAIS FOTOS EM: https://www.facebook.com/pg/estacaodobem/photos/?tab=album&album_id=2705539599658443


Projeto Aprovado Educando Campeões

(Notícia 28/01/2020) No dia 28 de janeiro de 2020 foi aprovado o projeto Educando Campeões Nº25/2020 pelas leis Nº3767 de 04 de setembro de 2007 e Nº3804 de 17 de dezembro de 2007 (Leis de incentivo fiscal para realização de projetos).

O projeto Educando Campeões busca proporcionar momentos de lazer, recreação, socialização, construção de valores morais e éticos às crianças e adolescentes das regiões de vulnerabilidade social da cidade de Rio Claro, contribuindo assim, na formação de crianças e jovens como cidadãos responsáveis, conscientes e comprometidos com a sociedade, promovendo ações educativas voltadas ao esporte, de maneira a ocupar o “tempo livre” com atividades que resgatam e estimulam aspectos biopsicossociais.

A partir disso, são ofertadas oficinas de Futsal e Capoeira, auxiliando no desenvolvimento físico, cognitivo, motor e social das crianças e adolescentes atendidos.

O projeto objetiva atender mais de 100 crianças e adolescentes, sendo o valor da proposta R$ 79.912,00.

Você pode saber mais sobre as aulas de Futsal e Capoeira em:

Futsal: http://www.estacaodobem.org.br/portfolio/futsal/

Capoeira: http://www.estacaodobem.org.br/portfolio/projeto-capoeira/

VEJA MAIS FOTOS EM: https://www.facebook.com/pg/estacaodobem/photos/?tab=album&album_id=2705531329659270


Estação do Bem vai a Ufscar de Araras para o evento Fenaquarium – Colorindo Brasil de Norte a Sul

(Notícia de 06/10/2019) O evento ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro, onde levamos interessados pelo assunto da comunidade no primeiro dia, para ajudar em futuros projetos que podemos vir a desenvolver na nossa sede.

O evento reuniu o maior número de pessoas entre produtores de organismos aquáticos ornamentais, docentes, pesquisadores, estudantes, empresários e hobbistas da área para troca de experiências e fortalecimento do networking.

A FENAQUARIUM ainda contou com ilustres presenças de profissionais renomados, ministrando palestras e mini cursos na área de aquariofilia, além de exposições de diversas espécies de organismos aquáticos e presença dos principais importadores e lojistas de insumos para lagos e aquários de águas doces e marinhos do Brasil.

Tivemos o prazer de conhecer o estudo da Aquaponia, que é a junção da hidroponia (produção de vegetais sem solo) e aquacultura (produção de organismos aquáticos sejam peixes ou qualquer organismo produzido em água).

A Aquaponia é um sistema de recirculação, em que a água nunca é jogada fora. Ou seja, ela sai da produção de peixes, passa por um tratamento biológico (aonde a matéria orgânica vinda dos peixes é transformada em nutrientes para as plantas), e é disponibilizada para as hortaliças, passa por suas raízes, é recolhida e volta para o tanque de peixes. Então é um sistema fechado de recirculação. 

Equipe da Estação do Bem vai a Conferência Estadual da Defensoria Pública

(Notícia de 01/10/2019) No último dia 27 de setembro, a equipe da Estação do Bem esteve presente no VII Ciclo de Conferências da Defensoria pública do Estado de São Paulo.

Discutimos propostas sobre o tema Infância e Juventude, onde uma dessas propostas foi escolhida para se tornar meta na conferência estadual em São Paulo e que ajudarão a orientar a formulação do Plano de Atuação da Defensoria Pública nos próximos anos.

O nosso coordenador geral, Igor Augusto Lino dos Santos, foi selecionado como um dos Delegados da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Regional São Carlos/SP, para defender os temas selecionados na conferência da regional e ser defendido na Estadual que será realizada na Capital de SP nos dias 29 e 30 de novembro.

Equipe Coordenadora da Estação do Bem vai ao ENCONTRO NEATS – Desafios da Educação no Terceiro Setor

(Notícia de 26/09/2019) NEATS (Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor) – PUC-SP.

A Equipe de Coordenação Pedagógica da Estação do Bem, foi a São Paulo no dia 03/10/2019 para participar do Encontro Neats – Desafios da Educação no Terceiro Setor, em busca de melhorar seu trabalho e conhecimento para então receber e atender melhor as pessoas que passam pelo projeto da Estação do Bem.

ENCONTRO NEATS – Desafios da Educação no Terceiro Setor

Nesta edição de outubro de 2019, o debate será como o terceiro setor tem atuado em prol de uma educação de melhor qualidade e mais inclusiva no Brasil. Uma das falas abordará uma proposta de educação popular com estreito vínculo com a comunidade, que atende um público excluído da educação formal, composto de adultos, jovens e alunos em inclusão. Também será tratado o conceito de educação integral, que compreende a educação como garantidora do desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo.

PALESTRANTES:

Educação e políticas públicas no cenário atual brasileiro

Eda Luiz e Alexandre Isaac. MEDIAÇÃO: Fátima Alexandre

Foi no dia 03 de outubro de 2019, das 9h às 12h

Local: PUC-SP, r. Ministro Godoy 969, Perdizes, São Paulo - SP – auditório 100


Convite para participação do VII Ciclo de Conferências da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – 2019

(Notícia de 25/09/2019) A Estação do Bem teve a imensa honra de receber o convite para participar do VII Ciclo de Conferências da Defensoria Pública do Estado de São Paulo que acontecerá no dia 27 de setembro, a partir das 18h00, na unidade de São Carlos da Defensoria Pública.

Serão debatidas e selecionadas propostas acerca de 9 eixos temáticos:

Infância e Juventude;

Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência;

Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher;

Diversidade e Igualdade racial;

Cidadania, Direitos Humanos e Meio Ambiente;

Situação Carcerária;

Direitos do Consumidor;

Habitação, Urbanismo e Conflitos agrários;

Política de Atendimento e Educação em Direitos.

Essas propostas serão discutidas e poderão ser eleitas na Conferência Estadual para se tornarem metas estaduais, as quais irão orientar a formulação do Plano de Atuação da Defensoria Pública para os próximos anos.

Estação do Bem busca novas tecnologias Sociais na capital Paulista

(Notícia de 29/04/2019) No começo de abril o coordenador geral da Estação do Bem foi até São Paulo para participar da Conferência da CADI (Centro de assistência e desenvolvimento integral) 2019, uma das 100 melhores ONGs do Brasil, que está comprometida na proteção à infância, à adolescência, e à família.

O Objetivo da visita foi para conhecer novas tecnologias sociais para implantar na Estação do Bem, inovando suas ações e melhorando a transparência de seus trabalhos.

No evento, teve a participação da Secretaria Nacional da Assistência Social, representando o governo federal, demonstrando o seu compromisso com os trabalhos sociais do país.

O evento contou com representantes de ONG´s de mais 20 estados brasileiros e países do como França e Angola.  A Estação do Bem busca sempre atualizar sua gestão para que de fato conseguimos uma transformação social efetiva.

Páscoa Solidária 2019

(Notícia de 18/04/2019) Como todos os anos a nossa páscoa rendeu muita ação solidaria da população de nossa querida Rio Claro, muitas empresas, pessoas e a sociedade civil se mobilizaram para arrecadar ovos de páscoa, chocolates e muito amor para nossas crianças, atos que fazem a diferença em um dia tão especial. O símbolo da pascoa remete ao amor e paixão de um homem muito especial que viveu em nossa sociedade, exemplo de ser humano e com suas ações nos mostrou o real sentido da vida deixando ensinamentos belíssimos de gratidão e amor ao próximo.

Agradecemos aos grupos de pessoas físicas, a Rumo Logística, Academia Mova Rio Claro, Rotary Club Cidade Azul, Interact Jovem Cidade Azul, Colégio Puríssimo e Colégio Objetivo.

Foram arrecadados mais de 100 ovos de páscoa, mais de 160 caixas de bombons e um valor arrecadado de R$ 180,00 utilizados para produção de 10 ovos de páscoa e 80 bombons.

Entregamos chocolates para mais de 120 crianças, dando para contemplar crianças do bairro Jardim Nova Rio Claro e as participantes dos projetos da Estação do Bem.