Emancipando Gerações

O projeto Emancipando Gerações tem como objetivo trabalhar o aprimoramento escolar de jovens e adultos, incentivando o acesso dos mesmos, à escola para terminarem os seus estudos.

Serão trabalhadas nas oficinas de aprimoramento, exercícios e atividades de português e matemática de forma adaptada para o público, e também oficinas de geração de renda, como hortas hidropônicas, hortas de chão, conservas, entre tantas outras oficinas que ajudarão na formação profissionalizante dos beneficiários. Vale ressaltar que que as apostilas e atividades são de criação própria, inteiramente adaptadas e de fácil entendimento.

Devido à grande taxa de pessoas da comunidade com baixa escolaridade, ao alto índice de analfabetismo funcional e grande dificuldade em ajudar seus filhos nas atividades escolares, diminuindo o vínculo entre as crianças e seus responsáveis, nasceu o projeto Emancipando Gerações em parceria com o projeto VOA, da Ambev.

O VOA é um programa de transformação social onde os funcionários da AMBEV trabalham como voluntários juntos às ONGs, doando tempo e conhecimento para que as organizações voem ainda mais alto.

O público alvo do Emancipando Gerações tem como: os responsáveis dos participantes dos projetos já desenvolvidos pela associação e pessoas fora do ensino regular a partir dos 16 anos, tendo como requisitos apenas ter idade mínima de 16 anos, documentação em dia, e manter 75% de presença nas oficinas.

Como benefícios do projeto, podemos destacar a sua contribuição na possibilidade de aumento e/ ou geração de renda dos beneficiários, aumento da autoestima e autovalorização dos mesmos, ampliação e acesso à formação profissional, e auxilio ao egresso na escola EJA/ENCEJA.

As oficinas acontecerão nos sábados das 7:30h às 11:00h, sendo 30 minutos de café da manhã, 1:30h de aprimoramento apostilado com conhecimentos básicos de alfabetização, letramento, português e matemática, e 1:00h de atividades de técnicas de manuseio e cuidados da hidropônia, hortas de chão e conservas de alimentos, entre outras aulas e oficinas profissionalizantes.