Nossa História

Partindo do sonho de um empresário que sempre ajudou diversas entidades na cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo, e que acredita que a educação é um dos caminhos para transformar uma sociedade, a associação foi construída com um grupo de pessoas para oferecer um espaço de desenvolvimento humano com vários projetos visando à transformação de vidas de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Proporcionando para a comunidade do Jardim Nova Rio Claro vários projetos voltados à educação, cultura, esporte e cursos profissionalizantes.

 

Estação

A associação foi fundada dia 21 de Junho de 2016 na comunidade Jardim Nova Rio Claro, na cidade de Rio Claro/SP, e registrada como organização no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente sob número 58, no dia 14 de Outubro de 2016, atestando a regularidade da entidade no município.

No início, atendia 20 famílias e 35 crianças na faixa etária de 3 a 14 anos de idade no contraturno da escola, desenvolvendo atividades de reforço escolar com temas voltados a valores morais e éticos, atividades lúdicas, música, capoeira, jogos e brincadeiras.

No ano de 2016, o projeto Educando para o Futuro conseguiu resultados impressionantes em 5 meses de trabalho. Onde cerca de 77,76% das crianças que

frequentavam a Estação do Bem da 1ª a 5ª Série melhoraram seus comportamentos e rendimento escolar. Em 2017, obtiveram uma média de freqüência das aulas de 81% com 43 inscritos no projeto Educando para o Futuro e, em visitas nas escolas, a Estação do Bem foi elogiada pelo trabalho que vem desenvolvendo com as crianças participantes da associação. Fazendo com que o projeto atingisse o objetivo proposto e motivando a equipe para que continuassem a desenvolver esse trabalho.

Para estimular a independência financeira da associação, a diretoria da Estação do Bem junto à coordenação, decidiram iniciar uma atividade econômica com objetivo de gerar oportunidade de trabalho para as famílias e renda para manter os trabalhos e projetos sociais da organização.

Em Maio de 2017, iniciou a atividade da filial da Estação do Bem, a então Palete do Bem, com apoio da empresa do Grupo Primos de Rio Claro/SP, a qual realiza as doações de paletes descartados por diversas empresas, repassando para a organização realizar o manejo desses paletes. O trabalho do Palete do Bem é separar os paletes que servem para revenda, reforma ou desmanche. Os paletes que necessitam de reformas e os que são desmontados, passam pelo processo de reutilização, onde as madeiras que seriam descartadas no lixo, se transformam em produtos novos para venda. Esse trabalho além de gerar emprego, também tem um viés ambiental, pois reutilizando e reformando os paletes poupam o desmatamento e diminui o impacto ambiental.

 Em 2018, a coordenação da Estação do Bem elaborou um pedido ao legislativo para alteração da Lei Municipal 4.923/2017 onde limitava o acesso à organizações sociais com menos de 3 anos de funcionamento a participarem de concorrência em editais de chamamento público, dificultando que qualquer organização social pudesse concorrer a recurso público municipal, contrapondo a lei federal 13.019/2014 que permite a participação da organização com apenas 1 ano de funcionamento. Com a articulação no legislativo, no mesmo ano foi alterada a Lei Municipal de Rio Claro/SP, passando de 3 anos para 1 ano de funcionamento, permitindo que organizações sociais participassem do chamamento público e a concorrerem a recursos públicos municipal.

Ainda em 2018, a Estação do Bem foi reconhecida pela Câmara Legislativa de Rio Claro/SP, recebendo o título de utilidade pública municipal pela Lei Municipal 5156/2018, 

demonstrando a seriedade e o compromisso com a população e seu papel de transformação no município.

Com objetivo de ampliar o seu atendimento e melhorar os serviços prestados à comunidade, em Fevereiro de 2018 a Estação do Bem firmou parceria junto a UDAM (União de Amigos), entidade há mais de 50 anos de atividade no município e com a Secretaria de Desenvolvimento Social, podendo oferecer à comunidade o serviço de fortalecimento de vínculo com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, ampliando o público e passando a atender mais de 50 crianças e jovens da comunidade, além de poder realizar o acompanhamento familiar com objetivo de emancipar, gerar autonomia e a transformação social do núcleo familiar.

Ao longo dos anos, a associação vem sendo reconhecida pela sociedade rio-clarense e, cada vez mais, vem recebendo apoiadores e voluntários para fortalecer as ações e o trabalho da Estação do Bem.