Educando para o Futuro

Método de Trabalho

O método de trabalho da Estação do bem foi desenvolvido com base na experiência de trabalho com as crianças participantes das atividades de aperfeiçoamento de aprendizagem. Para atender aos objetivos e missão da Estação do Bem, a ideia é resgatar o ensino básico das crianças, que acabaram se perdendo devido ao sistema de aprovação automático do ensino público.

O foco das atividades em oficinas é o Português: Alfabetização e Letramento, Leitura, Interpretação e Produção de texto; e Matemática, reconhecimento dos números, adição, subtração, multiplicação e divisão.

Nossos profissionais elaboraram uma apostila de atividades para cada nível de aprendizagem e são distribuídos para cada criança, durante o período de 1 ano é trabalhado os conteúdos pré-selecionados, respeitando o nível de conhecimento que a criança possuí, independente da faixa etária ou ano escolar em que ela se encontra.

As crianças realizam uma avaliação inicial e são separadas em grupos (Níveis de aprendizagem)respeitando o limite de até 10 crianças dedicadas em 1 hora para atividade da apostila, possibilitando o foco da educadora com um número reduzido de crianças, melhorando a aprendizagem da mesma. As demais crianças que não estão desenvolvendo atividades da apostila, são inseridas em atividades de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, onde são trabalhados temas transversais e valores morais, oficinas de meio ambiente e música, além do desenvolvimento de trabalho em equipe respeitando as limitações de cada um. Após essa 1 hora os grupos são trocados, fazendo com que todas as crianças em seu período cumpram as atividades propostas nos dois projetos.

Com esse método, além de aumentar a autoestima da criança, devido a mesma saber ou ter facilidade em assimilar os conteúdos que estão sendo trabalhados, ela desenvolve a autoconfiança e elimina o sentimento de incapacidade, sentimento quecausaa desmotivação pelo aprendizadoacarretando muitas vezes no abandono escolar.

Nós da Estação do bem acreditamos que uma base forte de educação é capaz de transformar a vida da criança e da família e com isso toda a sociedade ganha, oferecendo oportunidades para a transformação social e um futuro melhor com igualdade.

Ilustração Situação de Risco.

 

metodo

Avaliação inicial para identificar nível de conhecimento da criança.

A cada 6 meses reavaliação para verificar evolução ou permaneça de nível.

 

Conteúdo dos níveis

metodo de trabalho educando para o futuro