Projeto Futsal – Parceria com Treinador Leandro Rigo – CAIC Jd das Palmeiras.

futsal

Objetivo Geral

Contribuir na formação de crianças e jovens como cidadãos responsáveis, conscientes e comprometidos com a sociedade, promovendo ações educativas voltadas ao esporte de maneira a ocupar o “tempo-livre” com atividades que resgatam e estimulam aspectos biopsicossociais.

Desenvolver e incentivar a autonomia de crianças de 6 a 17 anos de idade, aumentando sua autoestima e sentimento de pertença através de práticas esportivas de Futsal e Capoeira, buscando assim alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Objetivo (s) Específico (s)

  • Despertar o sentimento de comunidade estimulando o convívio com outras pessoas, aumentando o sentimento de pertença e contribuindo para a socialização das crianças;
  • Desenvolver condutas psicomotoras como: lateralidade, coordenação motora, organização-temporal e coordenação dinâmica global;
  • Reconhecer e enriquecer a cultura popular brasileira, visto que a Capoeira é um esporte genuinamente brasileiro;
  • Trabalhar o espírito esportivo, a disciplina, o respeito às regras e o autocontrole;
  • Preparar crianças e jovens para a participação de Campeonatos Municipais, Estaduais e Nacionais;

Metodologia

As atividades esportivas desenvolvidas neste projeto se propõe a serem realizadas em encontros regulares com aulas expositivas-dialogadas e aulas práticas, visando maior conhecimento e assimilação dos participantes sobre a prática do Futsal.

Futsal

O intuito desta atividade não é apenas preparar e estimular atletas, mas também proporcionar às crianças alternativas de auto realização e bem estar social, de maneira a inseri-las na sociedade como cidadãs seguras e confiantes em seu futuro, proporcionando um ambiente acolhedor e de oportunidades.

A prática do Futsal mesmo sendo um esporte coletivo, possui grandes contribuições no estímulo e formação de características individuais dos seus praticantes. As atividades aqui descritas, buscam estimular o desenvolvimento técnico e aprimoramento físico, desenvolvendo nas crianças coordenação, ritmo, equilíbrio, força, flexibilidades e entre outros benefícios.

As atividades serão desenvolvidas na quadra do CAIC do Jardim das Palmeiras de Segunda à Sexta-Feira assim como, às sextas-feiras na Associação Estação do Bem, em aulas práticas de exercícios isolados de fundamentos, condicionamento físico, técnicas de passe, chute, dribles, deslocamentos e etc. Aulas práticas coletivas desenvolvendo habilidades técnico-tático, as movimentações executadas com ou sem bola, desenvolvimento de competências comunicativas e sociais e a autoestima dos praticantes fazendo com que tenham a capacidade de desempenhar com coragem e segurança determinada jogada, dentre outras características.

As turmas serão organizadas com uma quantidade mínima de 10 participantes, separadas nas seguintes classificações: Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16, tanto o masculino quanto o feminino. Sendo às Sextas-Feiras reservadas para amistosos de jogos para os Campeonatos do fim de semana (aos Sábados e Domingos).

Resultados esperados

 

  • Aumentar o acesso a serviços educativos e socialmente responsáveis;
  • Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação social da sua comunidade;
  • Estimular a prática de Atividades Físicas e Esportivas;
  • Melhorar a qualidade de vida e bem estar social das crianças e adolescentes;
  • Prevenir e/ou diminuir o agravamento e reincidência de riscos sociais;
  • Contribuir com a melhora da Auto-estima e sentimento de pertença;

IMG_3138IMG_3142IMG_3143IMG_3146IMG_3149IMG_4079IMG_4080IMG_4082