Acupuntura Auricular – Voluntário Dr. Edmundo Ignatti Junior.

O que é a acupuntura?

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa e, em sua forma mais básica, consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, os chamados acupontos.

A estimulação dos acupontos incentiva uma resposta do organismo, trazendo equilíbrio da chamada energia vital, ou Qi, melhora da circulação, liberação de neurotransmissores e homeostase (condição de equilíbrio do organismo como um todo).

Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que a circulação da energia vital, o Qi, e sangue, chamado Que, é essencial para a saúde do organismo e quando existem bloqueios nesta circulação, sintomas desagradáveis se apresentam. A acupuntura busca desfazer bloqueios e equilibrar as energias.

A palavra “acupuntura” vem do latim. “Acus” significa agulha e “punctura” é colocação, portanto, pode ser traduzida para “colocação de agulhas”

O reconhecimento da acupuntura como terapia efetiva é complexo. Os mecanismos pelos quais a prática funciona não são completamente conhecidos pela ciência, mas os efeitos já foram medidos em estudos e constatou-se que ela possui benefícios para a saúde dos praticantes.

Além disso, existem estudos que indicam que os efeitos da acupuntura são causados pelo estímulo ao sistema nervoso central e periférico. As agulhas agem nos nervos e seus efeitos partem deste estímulo que é tanto mecânico, considerando o efeito físico direto da agulha, quanto bioquímico, considerando as substâncias químicas liberadas pelo corpo frente a este estímulo.

IMG_2660

Nós contamos com o Dr. Edmundo Ignatti Junior, que se voluntariou a fazer acupuntura nas nossas crianças, e que faz um excelente trabalho.

Atualmente ele atende também pela UFA(União dos Ferroviários Aposentados), localizada na Av. Três, 329 – Centro, Rio Claro – SP, 13500-390.

Benefícios: para que serve a acupuntura?

A acupuntura é principalmente usada para ajudar o tratamento tradicional, como uma prática integrativa e complementar, aumentando taxas de sucesso.

Cientificamente, as agulhas não são capazes de curar por si só uma doença séria, mas estudos indicam que podem ajudar o corpo a se recuperar de uma cirurgia, combater uma infecção ou aliviar dores quando usada em conjunto com tratamentos médicos, entre outros efeitos.

No caso de doenças funcionais, a acupuntura pode ser utilizada sozinha ou de maneira complementar.

A acupuntura pode ser usada como tratamento e como manutenção da saúde. Mesmo sem que o paciente esteja sofrendo com qualquer sintoma, ela pode ser aplicada para controle do estresse do dia a dia e para manter o bem-estar. Além disso, pode ser usada como terapia integrada em diversas doenças e condições, como:

Redução da ansiedade

O tratamento com acupuntura pode trazer relaxamento e redução das pressões da vida que podem causar ansiedade às pessoas.

As sessões podem promover diversos benefícios mentais, além de não interferirem com tratamentos medicamentosos.

Portanto, se você estiver realizando tratamentos médicos, a acupuntura pode ser um aliado extra, além de também ser uma especialidade médica reconhecida e regulamentada pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina.

Auriculoterapia

A auriculoterapia, ou Medicina Auricular, é uma prima da acupuntura, e é chamada reflexologia porque a orelha é um microsistema representando o corpo todo. Ela estimula regiões da orelha que a medicina tradicional chinesa conecta com todo o corpo. Em alguns casos, a estimulação é feita com sementes.

IMG_2657

IMG_2654